Resenha: Mil Dias em Veneza

quarta-feira, 2 de março de 2016


Autora: Marlena de Blasi
Editora: Sextante
Número de páginas: 232
Skoob  

Sinopse (contra-capa do livro):

Por muito tempo, Marlena de Blasi resistiu a ir a Veneza. Até que, em 1989, seu trabalho como chef e crítica gastronômica tornou impossível continuar adiando a viagem. Assim que pôs os pés na cidade, ela ficou completamente seduzida. Seu encantamento foi tão grande que decidiu voltar todos os anos.

Desde aquela primeira visita, Marlena sempre tinha a sensação de que estava indo a um encontro. Em 1993, o encontro finalmente aconteceu. Ela almoçava com amigos quando um garçom se aproximou e lhe disse que havia uma ligação para ela. Do outro lado da linha estava Fernando, um veneziano que, um ano antes, vira Marlena passeando pela Piazza San Marco e se apaixonara à primeira vista.

Alguns meses depois, Marlena largava toda a sua vida nos Estados Unidos e se mudava para Veneza, para se casar com o "estranho", como costumava chamar Fernando.

Ele não falava quase nada de inglês. O italiano dela se resumia a algumas palavras relacionadas a comida. Ele abrira mão de seus sonhos e levava uma vida monótona e previsível. Ela era mestre em recomeçar e se reinventar. Ele gostava de tudo muito simples, inclusive as refeições. Ela adorava cozinhar pratos elaborados.

À medida que eles superaram essas diferenças e Marlena vai se familiarizando com as peculiaridades da cultura veneziana, os leitores são presenteados com uma descrição deliciosa e às vezes cômica de duas pessoas de meia-idade que, apesar de tudo, conseguem criar uma relação maravilhosa.

Eu tinha lido umas poucas resenhas deste livro e guardei o nome na memória para um dia quem sabe comprar. Mas confesso que, o que me chamou atenção primeiramente não foi o nome do livro, nem mesmo as resenhas que li e sim a capa do livro.

Olhando a capa do livro, vejo uma cena simples, singela, linda e ao mesmo tempo de uma profundidade emocional muito forte. Não me canso de olhar para essa imagem.

Claro que depois de me encantar com a capa, o título do livro me causou curiosidade. Até que finalmente comprei ele e li mês passado.

A história em si pessoal, não tem nada de dramático, tenso, cenas que nos deixam quase roendo as unhas. Não tem nada disso. Mas tem sim uma história deliciosa de ler.

A história apesar de ser um romance, não tem nada de melosaaa... Tem sim descrição de momentos românticos, fofinhos, hehehe, mas sem aquele açúcarrr todo. Aliás isso foi um ponto super forte no livro: foi super bem dosado itens como romantismo, superação, cenas cômicas. Tudo ficou num equilibrio ideal.

Mil Dias em Veneza é uma história de vida de duas pessoas muiiitoo diferentes. Uma delas: corajosa, viajada, comunicativa, amante de renovações. A outra: simples, vivendo num mundo extremamente calmo, sem novidades, sem renovações. Mas uma coisa tem em comum estas pessoas: o amor pela outra. E este amor vence as diferenças de personalidade e até a barreira de idiomas (sim eles falam muitoo mal e pouco o idioma do outro).

E como um amor pode resistir entre duas pessoas, uma que mora em Veneza e a outra nos EUA? Mas eles vencem. Marlena larga toda sua vida nos EUA, inclusive seus filhos (mas todos criados e com suas vidas encaminhadas). Marlena se aventura por amor, recomeçando sua vida quase do zero. País novo, idioma novo, costumes novos, casa nova, amigos novos...e um grande amor que lhe dá toda a força que necessita para enfrentar todos os obstáculos.

São citadas diversas situações de adaptação de Marlena a Veneza, a luta contra a burocracia para casar com Fernando, as transformações que inevitavelmente acontece na vida de ambos. E no final da história...hummm...idéias para novas aventuras? Novos recomeços? Talvez, o que sei é que o final deste livro é apenas um novo recomeço.

Durante o livro há também a citação de pratos diversos. Marlena é chef e crítica gastronômica, portanto ela no livro está sempre citando uma ou outra delícia. E a parte diferente e muitoo legal do livro, é que no final dele, há todas as receitas citadas no livro (ou pelo menos a maioria). Em cada receita há a recordação de quando ela foi feita e sugestões de preparo. Está lá, as receitas direitinhas.

E no final do livro há também um Guia Romântico de Veneza, com dicas de vários passeios.

Uma lindaaa história que me conquistou. Adorei, recomendo.

E vocês? Largariam tudo por amor? Pensem na resposta antes de ler o livro, depois leiam e vejam se ela continua a mesma ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.