Resenha: Como passar em provas e concursos - Resumo

domingo, 10 de julho de 2016
Autor: William Douglas
Editora: Ímpetus
Número de páginas: 201
Skoob


Sinopse:

O guia de aprovação em provas e concursos torna-se, em sua 10ª edição, "Como passar em provas e concursos – Resumo", que como o próprio nome indica, é a versão condensada do best-seller Como Passar em Provas e Concursos. Nesta edição, além de comentários sobre CESPE/UnB e ESAF, o autor também comenta sobre a FGV, organizadora da prova da OAB e da prova para o Poder Legislativo. O leitor contará também com um detalhado índice remissivo que facilita a leitura e retomada dos tópicos mais importantes do texto.
Nesta obra, o concurseiro terá acesso a conselhos úteis e eficazes para se preparar para qualquer tipo de prova, e poderá traçar as estratégias que o levarão ao cargo tão sonhado. Após a leitura, dominará técnicas de caráter prático e psicológico, notará o aumento na capacidade de concentração e na automotivação e encontrará caminhos que o levarão a uma aprovação de muito sucesso. 

- Livro ampliado com novos conteúdos (características das principais bancas examinadoras, técnicas de memorização e concentração para o estudo).
- Material complementar sobre como e quando recorrer nos sites da editora e do autor.
- Nova capa e título criando maior identidade com a obra Como passar em provas e concursos.
- Contém check-lists para as provas e modelo com explicação para montagem do quadro horário.
- Acompanha técnicas de estudo, de realização de provas e para recursos.


Começo essa resenha alertando que o livro dessa postagem não é o livro grande, mais completo, este é o livro resumo que mesmo dessa forma é bem completo para o tema que trata. 

O livro inicialmente vai tratar de alguns temas talvez até chatos para muitas pessoas, mas que sabemos serem fundamentais para a conquista de qualquer tipo de sonho: decisão a tomar, motivação, compromisso, autodisciplina, organização, acuidade, flexibilidade, consciência do projeto, acreditar, ação.  São dois capítulos inteiros falando nesses temas e apesar deles serem pequenos, o que é citado nos faz pensar em como estamos nos comportando, quanto mais lemos, mais fizemos análises de nós mesmos e isso ajuda a percebermos onde precisamos "ajustar".

Após essa parte inicial o livro começa a tratar do planejamento de estudos e lá várias desculpas que usamos para não entrarmos num projeto desse (concursos) são comentadas e analisadas, é muito interessante a análise feita!!!

Tempo de estudos também é um tema abordado já que muitos estudantes mal começam a estudar e já querem saber em quanto tempo conseguirão a aprovação. Está bem completinha essa parte, a explicação dada é feita com detalhes. 

Mas não só de organização e tempo de estudo é feita uma aprovação, saber tirarmos o melhor de tudo à nossa volta também é importante assim como usar da melhor forma o nosso amado e sempre companheiro: cérebro. Convenhamos que ele é quem mais trabalha quando nos aventuramos num projeto dessa grandeza e sobre ele há um capítulo bem especial.

Várias técnicas de estudo são abordadas e durante a leitura conseguimos tirar várias dicas, pois todos sabem: não existe uma fórmula mágica para todo mundo seguir, o que existe sim são dicas que nos facilitam a vida e cada um, dentro de sua rotina, dentro de sua realidade vai adaptando cada dica. Isso é muito interessante pois não há comparações de fulano com sicrano, o que há são "placas" espalhadas na estrada e o que temos que fazer é segui-las, a forma de caminhar de cada um não interessa, o que interessa é cada um de seu jeito...seguir as placas. 

Outro ponto muito importante também tratado é sobre: ambiente de estudo, saúde e alimentação. Quem pensa em esquecer do mundo e da própria saúde pode estar entrando em estrada pedregosa... precisamos parar de querer ser super heróis, nosso corpo tem limites e precisamos ter equilíbrio do corpo e da alma.

E por fim há uma parte bem especial que fala nas temidas...provas!!! Tem de tudoooo, como se preparar antes, durante a prova e depois dela. Há também check lists super úteis!! Adorei a parte que fala tudo sobre o dia da provaaa. São detalhes simples mas que nem me passavam na cabeça em dar a devida importância a eles. 

E para finalizar de verdade, tem uma parte que fala sobre os tipos de leitura.

Minha conclusão após tantos temas relacionados à provas: livro excelenteeee. Minha intenção era comprar a versão mais completa que é bemmm grandinha, quando comprei o livro em questão (comprei ele novo pela Estante Virtual) não notei que era a versão resumo mas depois que o li senti que era a versão que eu estava precisando...a versão perfeita para mim.  

E não é somente para quem vai fazer concursos esse livro não, estudantes em geral podem aproveitar muito as dicas, até porque o próprio título diz "provas e concursos". Então super recomendo para todo e qualquer estudante! Leiam esse livro e principalmente: coloquem em prática as dicas, elas são de imenso valor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.